segunda-feira, 16 de setembro de 2013





Em 1290 D. Dinis criou uma das universidades mais antigas do mundo e a mais antiga de Portugal. Começou a funcionar em Lisboa e em 1308 foi transferida para Coimbra.

Possui aproximadamente cerca de 20 mil estudantes de várias partes do mundo, abrigando uma das maiores comunidades de estudantes internacionais em Portugal.





É organizada em oito faculdades diferentes e oferece todos os tipos de graus acadêmicos em arquitetura, educação, engenharia, humanidades, direito, medicina, matemática, ciências naturais, psicologia, ciências sociais e desporto.

Por essas e outras razões, a Universidade de Coimbra foi declarada patrimônio mundial pela UNESCO em 12 de junho de 2013.




Além disso, a faculdade dispõe de uma grande lista de ex-alunos ilustres, tais como: Eça de Queiroz, Antero de Quental, Luiz Vaz de Camões, Miguel Torga, Gregório de Matos, dentre outros.

A instituição conta com uma magnífica biblioteca, chamada de "Biblioteca Joanina", que recebeu seus primeiros livros depois de 1750 e possui 3 andares. Ademais, alberga cerca de 200.00 mil volumes, além de 40.000 mil volumes em seu piso nobre.




O uniforme dos estudantes é composto por capa e batina que deriva das vestes eclesiásticas, evidenciando o pioneirismo da igreja no ensino. Este modelo de traje surgiu em Coimbra para distinguir  as demais classes e ofícios.



Esse semestre iniciarei meu mestrado nesta fabulosa instituição e como sei que algumas pessoas possuem curiosidade e interesse no assunto, já que a universidade compõe um dos pontos turísticos mais atrativos da cidade, fiz um vlog de um passeio no local, onde podemos conferir mais detalhes.


Vamos lá??



Beijoss!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário