sábado, 31 de agosto de 2013


O Surgimento da Maquiagem


 Os primeiros registros arqueológicos do uso de cosméticos e maquiagem, datam de 3.000aC, durante o Egito Antigo. Pode-se dizer que Cleópatra foi uma das primeiras, senão a primeira mulher apreciadora desta magnifica arte. Naquele tempo o produto mais utilizado o Kohl. Este é um pigmento que ainda hoje é usado como sombra, e na época era base para escurecer cílios e sobrancelhas além do contorno dos olhos.
Este uso perdurou ate a queda do império romano, em que posteriormente foi praticamente abandonado o uso de cosméticos em quase todo o continente europeu. A chegada da Idade Media piorou este cenário, visto que a religião foi colocada acima da vaidade, e em alguns países teve o uso de maquiagem comparado a pratica de bruxaria, e motivo de anulação de casamento por parte dos maridos que se sentiam lesados.
Somente no século XVIII é que tais artefatos começaram a se popularizar, mesmo não sendo bem aceitos em todos os países, e as mulheres mais conservadoras tinham receio nesta utilização já que possuíam uma ideia pejorativa em relação ao seu uso, muitas achavam vulgar e com uma ligação estreita com costumes de pouco respeito.
A situação mudou completamente a partir da década de 20, com o lançamento de batom pela indústria francesa. Em menos de 10 anos, os batons dominaram o mercado americano tornando mania mundial o uso do batom em tubo e vendido em cartucho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário